Sem Título-1

Antifraude: o que é e como ajuda as empresas a prevenir golpes

Na eterna luta contra golpistas e fraudadores, as empresas têm hoje um aliado a mais: é o chamado score de fraude, uma ferramenta de Inteligência Artificial capaz de identificar transações suspeitas em tempo real e, assim, prevenir potenciais fraudes. 

Se você nunca sofreu um golpe financeiro na internet, com certeza conhece algum amigo ou parente que de alguma forma foi vítima. Que esteja ocorrendo um aumento das fraudes não é só uma percepção sua, mas é confirmado pelas estatísticas.

Para se ter uma ideia do tamanho do problema, as tentativas de fraudes em pagamentos nas fintechs aumentaram 70% em 2021, de acordo com o Índice de Confiança e Segurança digital divulgado pela Sift, empresa global de prevenção de fraudes, com sede nos Estados Unidos.

Sem dúvida, o crescimento exponencial das transações digitais facilitou a nossa vida sob inúmeros aspectos (basta pensar como o PIX está revolucionando a maneira como lidamos com as transações financeiras), mas nos deixou também muito mais vulneráveis. 

Em 2021, o setor de bancos e cartões foi o principal alvo dos golpistas, tendo registrado 2,3 milhões de tentativas de fraude, um aumento de 33% na comparação com 2020, segundo dados do Serasa Experian. Já os consumidores com idade entre 36 e 50 anos foram as principais vítimas.

Como é o Antifraude 4KST e como ajuda a prevenir golpes

Para se defender de golpistas, as empresas estão recorrendo ao Machine Learning, ou Aprendizado de Máquina, para aprimorarem seus sistemas antifraude. 

Na 4KST, desenvolvemos um Modelo Preditivo Antifraude com base nos dados do próprio cliente. Ele já pode até ter um modelo Antifraude, mas nós aperfeiçoamos com a nossa tecnologia para garantir detecção e adaptação dos modelos em tempo real. Atendemos à essa demanda de duas maneiras:

– Fraude Originação: Detecção de fraudes na originação de cartões de crédito.

– Fraude Transacional: Detecção de transações fraudulentas (presencial, e-commerce, etc).

Vantagens de usar um Antifraude

A crescente digitalização da economia deixa imaginar que o combate a fraudes e golpes financeiros na internet vai continuar por longo tempo. Por isso, ferramentas como os Modelos Preditivos Antifraude se tornam indispensáveis para defender a saúde financeira e a reputação das empresas.

Prevenir armadilhas é essencial, em primeiro lugar, para evitar perdas financeiras. Um site de e-commerce vítima de golpe pode perder dinheiro por causa da mercadoria extraviada, além do gasto que pode ter para compensar o eventual cliente lesado. O mesmo pode ocorrer com uma empresa de cartões ou uma instituição financeira que autoriza alguma transação fraudulenta.

Sem contar que, embora vítima, uma empresa que cai numa armadilha pode ter sua imagem afetada perante os consumidores que passam a não confiar nos serviços ofertados. Neste caso, danos de reputação podem ser incalculáveis.