Por que usar o Behavior Score 4KST- Score de Comportamento em minha indústria ou distribuidora?
Normalmente indústrias e distribuidoras, sejam elas de alimentos e bebidas, remédios ou cosméticos, etc, trabalham com pedidos recorrentes e têm um modelo de negócios B2B (Business to Business). Algumas destas, têm um relacionamento de longa data com seus clientes, que podem ser supermercados, pequenas lojas, ou grandes atacadistas e varejistas. Com isto, estas indústrias têm em mãos uma vasta gama de dados, e um histórico financeiro riquíssimo de seus clientes para uma gestão de pedidos inteligente.
Porém, em sua grande maioria, estas empresas ainda desconhecem uma maneira de organizar estes dados e utilizar Inteligência Artificial para aproveitá-los da melhor maneira possível. Veja, por exemplo, este Caso de Sucesso de um cliente 4KST.
Antes da implementação de nossa Inteligência Artificial por meio de Saas (Software as a Service) o processo de análise dos pedidos era feito de forma manual e burocrática. A política de crédito era fixa e a tomada de decisão na concessão era baseada na percepção pessoal do analista financeiro. A taxa de inadimplência estava em 10,45% e as vendas não demonstravam crescimento.
Agora entenda como o uso do Behavior Score 4KST, construído com os dados deste cliente, otimizou o trabalho de sua equipe financeira e permitiu à empresa construir uma política de concessão de crédito flexível para aumentar suas vendas e reduzir a inadimplência.
Conheça um Caso de Sucesso do Behavior Score 4KST em Indústria/Distribuidora:
A 4KST utilizou seu algoritmo próprio de Machine Learning e desenvolveu um Behavior Score sobre o histórico de pedidos de clientes desta indústria/distribuidora nos últimos 6 meses. Com isso, o Behavior Score 4KST atuou sobre a base de clientes desta Indústria/ Distribuidora.
O score serve para classificar com uma pontuação entre 0 a 1000 todos os clientes, indicando o risco destes entrarem em inadimplência nos próximos 30 dias. Neste caso, o comportamento do cliente, seja pontualidade ou atraso nos pagamentos e a frequência dos pedidos influenciam diretamente na pontuação calculada.
E o mais importante, com a tecnologia 4KST de detecção de mudanças em tempo real, o Behavior Score 4KST mantém-se sempre atualizado com a chegada de novas informações, para uso frequente.
Como funciona o Behavior Score 4KST?
Veja os resultados reais:
Clique na imagem para ampliar.
O Behavior Score 4KST classificou o comportamento de quase 50.000 clientes desta indústria/distribuidora, situando-os em uma faixa de pontuação (score):
A) Os clientes com pontuação na faixa entre 0-150, que representaram 18,57% dos clientes totais, foram responsáveis por quase 70% de toda a inadimplência.
B) Os clientes com pontuação entre 150 – 300, que representaram 17,59% do total, foram responsáveis por 18,73% da inadimplência.
C) Já os clientes que receberam pontuação de 300 -1000, e representaram 63.85% da população total, foram responsáveis por apenas 11.40% da inadimplência.
Ou seja, os clientes com scores de 0 a 300 foram responsáveis por quase 90% ( 70% + 18,73%) de toda a inadimplência.
Além disso, o modelo teve um desempenho médio em detectar até 50% dos clientes que entraram em atraso, e demonstrou que a probabilidade de um cliente com pontuação acima de 300 ficar inadimplente era de apenas 1.86%.
Que mudanças você faria em sua Política de Concessão de Crédito para pedidos recorrentes com estas informações em mãos?
Acesse nossa página de Indústrias e Distribuidoras e agende uma conversa com um de nossos executivos de vendas agora mesmo.