CAPA BLOG

Comércio online cresce, mas clientes e empresas ainda sofrem com fraudes

Não há dúvidas: 100% dos entrevistados por uma pesquisa da Sociedade Brasileira do Varejo e Consumo afirmaram que costumam fazer compras online. Na Black Friday, este percentual avança a cada ano: em 2018, 72% afirmaram que comprariam em lojas físicas e, em 2022, esse índice caiu para 26%.

A frequência do acesso ao comércio digital também tem crescido, a ponto de começarem a surgir consumidores que compram em plataformas online todos os dias (3% dos entrevistados pela SBVC). 

Mais de 50% dos consultados fazem ao menos uma compra no ambiente virtual por mês. Além disso, cerca de 81% afirmaram que iriam investir mais no mercado online do que no físico. O levantamento revela ainda que nos últimos anos os programas de pontos e de fidelidade dos próprios sites vêm ganhando espaço entre os clientes.

E a diversificação de formas e ferramentas de pagamentos e de acesso aos produtos são as chaves para o crescimento do comércio na internet, como mostra a pesquisa. Em 2020, apenas 15% dos clientes pagavam as compras por pix – esse número saltou para 75% em 2022.

Enquanto as estimativas positivas animam os vendedores do varejo, em especial em datas como a Black Friday, os golpes, a cada ano mais comuns nesta época, é o principal fator que faz o consumidor desistir de gastar dinheiro na data.

Cerca de 17% dos entrevistados pela SBVC afirmaram que já caíram em algum tipo de fraude durante as promoções. O número de resoluções positivas do ponto de vista do cliente é acima da metade, mas ainda baixo, ficando em cerca de 63%.

 

Como fidelizar o consumidor omnichannel?

Mais do que simplesmente finalizar uma venda, o empreendedor tem que estar atento para a oportunidade de fidelizar o consumidor omnichannel, ou seja, aquele que demanda a quebra de barreira entre o mundo online e offline, com a integração de todos os canais disponíveis pela empresa.

A Black Friday aparece nesse contexto como uma brecha para o empresário se infiltrar em novos públicos e fidelizar os compradores já antigos, desde que ofereça a melhor experiência de compra e atendimento por meio de canais on e offline.

E a tecnologia pode ser uma grande aliada nesse percurso. Para o cliente, as ferramentas tecnológicas facilitam a vida na hora da compra. Mas o vendedor também necessita de maior confiança no momento de vender, já que cada vez mais os golpes invadem as experiências online.

 

Invista em Antifraude

Vencedor do campeonato de fintechs na FEBRABAN TECH 2022, o Antifraude da 4KST se diferencia dos demais produtos disponíveis no mercado pela precisão e possibilidade de customização. 

Ele tem capacidade de identificar em tempo real tentativas de golpes e transações financeiras suspeitas. Seu modelo preditivo foi construído pela equipe 4KST a partir de um algoritmo próprio e customizável de acordo com as exigências do cliente.

A ferramenta é mais precisa que as comumente oferecidas pelo mercado porque é atualizada em tempo real (on the fly) e não se degrada com o tempo. O modelo também se aprimora sozinho, sem necessidade de intervenção manual.

 

Não perca mais essa oportunidade

Se você faz parte do grupo de empresários que está querendo faturar mais, em especial em datas quentes para o comércio, mas ainda tem medo de eventuais calotes, este é o momento de investir em uma ferramenta que proteja a saúde financeira do seu negócio.

 

Não deu tempo de investir em tecnologia para esta Black Friday? Não fique de fora, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar agora mesmo!