Inteligência Artificial 4KST

Conheça os desafios e vantagens de implementar Inteligência Artificial em sua empresa

Você já pensou em investir em Inteligência Artificial? Conheça os desafios e vantagens de implementar esta tecnologia.

Por que todos falam em Inteligência Artificial, mas poucos ainda a usam de fato? A verdade é que as empresas ainda enfrentam muitos desafios para a implementação desta tecnologia e as causas são múltiplas. Antes de investir na IA, as empresas precisam entender o que esta tecnologia pode fazer, quais são seus pontos fortes e suas limitações. Isto porque existem basicamente três maneiras principais com que as empresas utilizam a Inteligência Artificial, de acordo com a Harvard Business Review:

  1. A IA que automatiza os processos administrativos: por exemplo, transfere informações de e-mail e call center para um registro ou extrai informações de documentos; 
  2. A IA que obtém insights por meio da análise de dados: por exemplo, que identifica quais produtos um determinado cliente gosta de comprar ou detecta riscos de fraudes financeiras;
  3. A IA que interage com clientes e funcionários: por exemplo, chatbot e outros robôs que interagem tentando simular o comportamento humano. 

Conhecer essas diferenças é essencial para entender as necessidades de uma empresa. Sistemas que automatizam os processos, por exemplo, são transparentes na forma como trabalham, mas não têm habilidades para aprenderem e melhorarem sozinhos. Já robôs baseados no deep learning, ou aprendizagem profunda, são hábeis em aprender a partir de um grande volume de dados, mas é quase impossível entender como criam seus modelos.

Por isso, muitas empresas gastam dinheiro e recursos com as tecnologias erradas. O resultado é que os projetos sofrem contratempos ou fracassam. A IA deve ser pensada também como uma tecnologia capaz de expandir as habilidades humanas e não substituí-las completamente.

Entenda as seis principais dificuldades enfrentadas pelas empresas. Nesta ordem:

  1. Dificuldades em integrar a tecnologia a sistemas e processos já existentes;
  2. Tecnologia e know-how caros demais;
  3. Executivos e gerentes não entendem como a IA funciona;
  4. Falta de profissionais de TI qualificados;
  5. Tecnologia ainda não é madura suficiente;
  6. Tecnologia está sendo comercializada a um preço abaixo do seu valor.

A dica é começar a implementar a IA aos poucos, de maneira incremental: primeiro entender quais são as tarefas que a empresa precisa; segundo, aplicar a tecnologia a projetos prioritários e, por fim, replicá-la em grande escala. 

Nós da 4KST oferecemos soluções de Inteligência Artificial para empresas. Nossos produtos, baseados em nosso próprio algoritmo, ajudam a diminuir riscos de fraude e inadimplência (credit score) e aumentam a conversão de vendas. Com tecnologia inovadora, nossos modelos são capazes de se atualizar à medida que novos dados chegam, garantindo a acurácia das previsões frente a um mundo cada vez mais dinâmico e reduzindo os custos com a refação de modelos.

Conheça nossas soluções e veja como a IA pode ser útil para a sua empresa!