Hipster on confident face driving car in virtual reality with modern digital gadget.

Metaverso: o que é e como essa nova realidade transformará os negócios

Já ouviu falar de Metaverso? Parece coisa de cinema, mas está muito mais próximo do seu dia a dia do que você imagina. 

Composto pelo prefixo “meta” (que significa “além”) e pelo radical “verso” (uma formação reversa de “universo”); o termo é usado para descrever uma espécie de realidade virtual, que tenta recriar a vida real digitalmente. 

Está muito presente nos videogames, mas as próprias redes sociais que usamos todos os dias podem ser consideradas uma espécie de realidade paralela. 

O metaverso é um espaço virtual compartilhado onde as pessoas são representadas por avatares digitais. O mundo virtual cresce e evolui constantemente com base nas decisões e ações da sociedade dentro dele. Eventualmente, as pessoas serão capazes de entrar no metaverso, virtualmente ou interagir com partes dele em seu espaço físico com a ajuda de realidade aumentada e mista.

Atualmente, você só pode experimentar a internet quando acessá-la, mas com novos dispositivos e tecnologias, poderemos, em um futuro muito próximo, experimentá-la todos os dias e em todos os lugares.

 

O metaverso na sua vida

Você pode achar que não, mas já está inserido no metaverso e a pandemia contribuiu para isso. Reuniões de trabalho on-line, eventos familiares no Zoom, poder experimentar roupas, armações de óculos e outros acessórios nos sites de e-commerce, são exemplos de que a realidade virtual já faz parte da nossa vida. 

Nos Estados Unidos, os ambientes de jogos como Minecraft, Fortnite e Animal Crossing foram usados para a celebração de formaturas e casamentos. Por enquanto, eles são “apenas” jogos, mas já contam com grandes bases de usuários, mundos detalhados e conteúdo gerado pelo próprio usuário.

O Facebook também está se posicionando em direção ao metaverso com sua plataforma de mídia social de realidade virtual, Horizon (atualmente em beta) e Live Maps. Niantic, Magic Leap, Microsoft e muitos outros também estão trabalhando nisso.

 

E nos negócios?

Os profissionais de marketing e comunicação precisam prestar atenção ao metaverso porque é a próxima fronteira para a interação on-line. Assim como a mídia social revolucionou o panorama do marketing on-line, o metaverso também o fará. Embora não tenhamos um metaverso compartilhado no momento, existem empresas posicionadas trabalhando para criá-lo.

Além disso, as empresas precisarão fazer a transição de suas estratégias de marketing de compras de anúncios on-line para uma economia virtual compartilhada. Também vão precisar fazer pesquisas de mercado sobre seus novos clientes no metaverso. 

Como as pessoas agem e quais são suas preferências no metaverso pode ser totalmente diferente de como elas se comportam e o que compram na vida real. Some-se a isso a camada de negócios para robô e consumidor, onde assistentes virtuais e robôs são os donos do relacionamento com o consumidor e tudo começa a fazer sentido.

 

Um novo mundo

No segmento do e-commerce, a mudança será bem maior do que apenas poder experimentar digitalmente roupas que as pessoas podem comprar depois para a vida real. Roupas, sapatos, imóveis, objetos de arte, carros… quase tudo terá o seu próprio valor dentro do metaverso. 

Recentemente, a Mars House, a primeira casa digital NFT (sigla para “token não fungível”) do mundo, foi vendida por mais de US$ 500 mil. Ela só existe dentro do metaverso, ou seja, apenas um avatar poderá “habitá-la”.

O mercado de luxo também embarcou nessa moda: a Gucci lançou vendas de calçados digitais com preços abaixo do valor que seus calçados físicos costumam custar.

As empresas terão que projetar marcas para pessoas diferentes em diferentes estágios de riqueza. Pessoas que investem pesadamente no metaverso podem ter seus próprios negócios e propriedades, portanto, oportunidades de parceria com negócios que não existem na realidade física.

 

Preparado para tantas mudanças?

É bem provável que você já tenha visto seus filhos, sobrinhos ou irmãos mais novos jogando Fortnite, Minecraft, Roblox ou PKXD e pensou que todos eles não passavam de mais um app da moda, um joguinho on-line sem muita importância.

Mas agora você já sabe que estar antenado a essas novas tecnologias é imprescindível para não ficar para trás. O metaverso já existe e avança a cada dia.

As oportunidades no mundo virtual são infinitas. A sua empresa já está preparada para o que vem pela frente?

 

Para saber mais sobre essas e outras novidades, continue acompanhando o nosso blog!