fundo azul com textura digital, no centro há um chip com o dizer 'AI'

O que é Adaptive AI e como ela pode revolucionar o seu negócio?

O mundo dos negócios já mudou, a ponto de grande parte das empresas já adotarem soluções de Inteligência Artificial. 

Segundo um relatório da NewVantage Partners, mais de 91% das empresas líderes afirmam ter investimentos permanentes nessa área. Para 86% dos CEOs, a IA já é uma tecnologia dominante nas próprias organizações, o que a torna ferramenta essencial para o sucesso dos negócios.  

Mas, a realidade em constante mudança tem forçado um passo à frente dos investidores que querem manter suas empresas flexíveis e relevantes, com a implantação de sistemas de AI adaptativos, ou seja, que se ajustam aos novos moldes de realidade.

Assim, em que pese as soluções tradicionais continuem sendo as mais comuns, a Adaptive AI, ou Inteligência Artificial Adaptativa, está se transformando rapidamente na próxima grande inovação no espaço da IA.

Mas quais as diferenças da Adaptive AI dos sistemas convencionais? A principal delas está na capacidade de aprendizado. Enquanto a primeira consegue se aprimorar repetidamente com os dados que encontra para melhorar a si mesma, as ferramentas comuns não possuem essa aptidão. 

No longo prazo, a Adaptive AI permite que os sistemas sejam mais eficientes, escaláveis e sustentáveis, pois faz uso de paradigmas que não fazem parte da estrutura convencional, como aprendizado contínuo.

Em um ambiente de constante mudanças, a Adaptive AI consegue manter a precisão das respostas, pois é continuamente atualizada com dados mais recentes, enquanto que os sistemas tradicionais são treinados com um conjunto de informações históricas fixas.

 

Próxima geração

Grandes eventos recentes, como a pandemia de Covid-19 e o Brexit, ilustram os desafios enfrentados pelas ferramentas convencionais de AI quando confrontadas com realidades não consideradas em seu treinamento. Um modelo construído a partir de dados anteriores a estes acontecimentos não consegue se adaptar a essas mudanças inesperadas. 

Utilizando Adaptive AI, um sistema de detecção de padrões de tráfego de veículos, por exemplo, seria capaz de se adaptar à realidade de bloqueios durante a pandemia sem precisar ser retreinado, como ocorreria com as ferramentas tradicionais.

O aprendizado contínuo traz muitos benefícios para as empresas, já que, diante de eventos inesperados, como os citados, elas atualmente podem ficar lutando pela recuperação. 

Além disso, os modelos de Adaptive AI possuem a capacidade de permanecerem consistentes, ou mesmo melhorarem, com o mínimo de entrada manual. Essa aptidão ainda proporciona a previsão de resultados futuros cada vez mais eficaz, o que é essencial em um ambiente incerto de negócios.

 

Gostou deste conteúdo!? Entre em contato conosco e veja como a 4KST pode contribuir com ferramentas tecnológicas para o seu negócio!