Businessman touching smile face icon for customer online evaluation result for five star. Customer satisfaction for product and service concept.

O que é Behavior Score (Pontuação de comportamento)?

Poder prever o comportamento de consumo de um cliente é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios. Por isso, queremos explicar melhor como o Behavior Score funciona e como ele pode beneficiar a sua empresa. 

Ao contrário da pontuação de crédito tradicional, o que conhecemos como Credit Score, o Behavior Score é uma pontuação que indica mais do que apenas um olhar sobre o histórico bancário de uma pessoa física ou jurídica; é uma visão mais ampla dos atributos que este cliente traz para a mesa de negociação.

Tradicionalmente, o Behavior Score é calculado usando algoritmos matemáticos com base no histórico de crédito, dados demográficos e circunstâncias financeiras de um cliente. Credores e outras organizações usam essas informações para avaliar o risco potencial de inadimplência do candidato, usando a pontuação para mitigar sua probabilidade de perdas decorrentes de dívidas que não são possíveis de serem cobradas. 

Quando a pontuação de comportamento (Behavior Score) é utilizada, é possível identificar a qualidade de crédito de um cliente por meio da avaliação das transações financeiras anteriores deste com a sua empresa. E, desta maneira, é possível avaliar se há a possibilidade de aumentar o crédito do cliente ou proteger a sua empresa da inadimplência. 

 

Qual é melhor para a sua empresa, Behavior Score ou Credit Score?

Combinação de ferramentas

Hoje em dia, a pontuação de crédito tradicional muitas vezes não é o suficiente para se chegar a uma política de crédito que englobe todos os fatores que garantam a segurança financeira de sua empresa. Até mesmo o Behavior Score, que já realiza uma análise mais aprofundada do comportamento de consumo do cliente já está sendo ampliado. O ideal é combinar tanto dados internos quanto externos para se chegar a um escore o mais justo e preciso possível. 

Existe uma série de recursos que podem ser usados ​​para rastrear os padrões de gastos de um cliente, seja ela pessoa física ou jurídica. No caso de pessoas físicas, muitas startups estão usando dados da mídia social para determinar a capacidade de crédito de seus clientes. Para o caso de pessoas jurídicas, as informações fornecidas pelos tradicionais birôs de crédito conseguem oferecer informações importantes. 

Ao combinar dados públicos e sociais, é possível criar um perfil de crédito comportamental poderoso usando algoritmos de machine learning para identificar e prever tendências. Isso pode ajudar a determinar contas de empréstimo de alto risco no início e chegar a medidas relevantes, como oferecer mecanismos de reestruturação de dívida a esses clientes.

Na 4KST, utilizamos por exemplo,  dados como histórico de pedidos nos últimos dias, pontualidade e atrasos nos pagamentos, quantidade de parcelas a pagar e média de atrasos. Após a construção do Modelo preditivo, os dados são devidamente descartados (a 4KST não armazena dados de seus clientes), em total conformidade com a LGPD. 

Segurança na busca de dados

Apesar de existirem diversas fontes de dados que ajudam a determinar o Behavior Score de um cliente, entre elas as redes sociais, é preciso lembrar que esta garimpagem precisa ser feita de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.

A LGPD foi criada para proteger a privacidade dos cidadãos e regular o uso de dados pessoais por empresas, tanto online, quanto offline. O principal objetivo da nova lei é garantir que esses dados não sejam explorados indevidamente.

Desde setembro de 2020, quando a lei entrou em vigor, qualquer cidadão poderá questionar empresas privadas ou órgãos públicos sobre como é feito o tratamento de suas informações pessoais e dados, como: CPF, nome completo, telefone e endereço, etc. 

Além de proteger o cidadão, a lei também regulamenta a transparência de informações e o livre acesso por algumas empresas para garantir e salvaguardar a responsabilização e prestação de contas dos indivíduos.

Acesse o nosso blog para saber mais sobre a LGPD. Entenda também como é o processo de garimpagem de dados, também conhecido como data stream mining. No blog da 4KST, você encontra outros artigos que abordam temas como crédito, organização financeira e tecnologia.

Entre também as nossas redes sociais – Instagram, Facebook e LinkedIn para conhecer melhor os nossos produtos e ficar por dentro de todas as novidades que serão apresentadas nos próximos meses. 

 

Até a próxima!