Poder prever o comportamento de consumo de um cliente é uma ferramenta de extrema importância no mundo dos negócios. Por isso, queremos explicar melhor como o Behavior Score funciona e como ele pode beneficiar a sua empresa.
Ao contrário da pontuação de crédito tradicional, o que conhecemos como Credit Score, o Behavior Score é uma pontuação que indica mais do que apenas um olhar sobre o histórico bancário de uma pessoa física ou jurídica; é uma visão mais ampla dos atributos que este cliente traz para a mesa de negociação.
Tradicionalmente, o Behavior Score é calculado usando algoritmos matemáticos com base no histórico de crédito, dados demográficos e circunstâncias financeiras de um cliente. Credores e outras organizações usam essas informações para avaliar o risco potencial de inadimplência do candidato, usando a pontuação para mitigar sua probabilidade de perdas decorrentes de dívidas que não são possíveis de serem cobradas.
Quando a pontuação de comportamento (Behavior Score) é utilizada, é possível identificar a qualidade de crédito de um cliente por meio da avaliação das transações financeiras anteriores deste com a sua empresa. E, desta maneira, é possível avaliar se há a possibilidade de aumentar o crédito do cliente ou proteger a sua empresa da inadimplência.
Qual é melhor para a sua empresa, Behavior Score ou Credit Score?
Combinação de ferramentas
Hoje em dia, a pontuação de crédito tradicional muitas vezes não é o suficiente para se chegar a uma política de crédito que englobe todos os fatores que garantam a segurança financeira de sua empresa. Até mesmo o Behavior Score, que já realiza uma análise mais aprofundada do comportamento de consumo do cliente já está sendo ampliado. O ideal é combinar tanto dados internos quanto externos para se chegar a um escore o mais justo e preciso possível.
Existe uma série de recursos que podem ser usados para rastrear os padrões de gastos de um cliente, seja ela pessoa física ou jurídica. No caso de pessoas físicas, muitas startups estão usando dados da mídia social para determinar a capacidade de crédito de seus clientes. Para o caso de pessoas jurídicas, as informações fornecidas pelos tradicionais birôs de crédito conseguem oferecer informações importantes.
Ao combinar dados públicos e sociais, é possível criar um perfil de crédito comportamental poderoso usando algoritmos de machine learning para identificar e prever tendências. Isso pode ajudar a determinar contas de empréstimo de alto risco no início e chegar a medidas relevantes, como oferecer mecanismos de reestruturação de dívida a esses clientes.
Na 4KST, utilizamos por exemplo, dados como histórico de pedidos nos últimos dias, pontualidade e atrasos nos pagamentos, quantidade de parcelas a pagar e média de atrasos. Após a construção do Modelo preditivo, os dados são devidamente descartados (a 4KST não armazena dados de seus clientes), em total conformidade com a LGPD.
Quer conhecer mais sobre o que o Behavior Score pode fazer por sua empresa?
Clique aqui para acessar e agendar uma demonstração.
Segurança na busca de dados
Apesar de existirem diversas fontes de dados que ajudam a determinar o Behavior Score de um cliente, entre elas as redes sociais, é preciso lembrar que esta garimpagem precisa ser feita de acordo com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
A LGPD foi criada para proteger a privacidade dos cidadãos e regular o uso de dados pessoais por empresas, tanto online, quanto offline. O principal objetivo da nova lei é garantir que esses dados não sejam explorados indevidamente.
Desde setembro de 2020, quando a lei entrou em vigor, qualquer cidadão poderá questionar empresas privadas ou órgãos públicos sobre como é feito o tratamento de suas informações pessoais e dados, como: CPF, nome completo, telefone e endereço, etc.
Além de proteger o cidadão, a lei também regulamenta a transparência de informações e o livre acesso por algumas empresas para garantir e salvaguardar a responsabilização e prestação de contas dos indivíduos.
Acesse o nosso blog para saber mais sobre a LGPD. Entenda também como é o processo de garimpagem de dados, também conhecido como data stream mining. No blog da 4KST, você encontra outros artigos que abordam temas como crédito, organização financeira e tecnologia.
Entre também as nossas redes sociais – Instagram, Facebook e LinkedIn para conhecer melhor os nossos produtos e ficar por dentro de todas as novidades que serão apresentadas nos próximos meses.
Até a próxima!