Já sabe o que é uma bitcoin e como adquiri-la? Pois tire as suas dúvidas sobre essa criptomoeda e veja se vale a pena para você fazer esse investimento.
Você tem ouvido muito falar sobre bitcoins, criptomoedas, dinheiro virtual, mas não sabe o que é nem como funciona? A 4KST montou um guia para que você tire todas as suas dúvidas e entenda de uma vez por todas do que se trata e se é realmente seguro começar a investir na moeda do futuro.
O que é bitcoin?
Bitcoin, frequentemente descrito como uma criptomoeda, é uma moeda virtual ou digital. É como uma versão on-line de dinheiro. Você pode usá-lo para comprar produtos e serviços, mas ainda não são muitas as lojas que aceitam Bitcoin e alguns países o baniram completamente.
No entanto, algumas empresas estão começando a aceitar a sua influência, que só tem aumentado. Em outubro do ano passado, por exemplo, o serviço de pagamento on-line PayPal anunciou que permitiria que seus clientes comprassem e vendessem bitcoin.
No Brasil, empresas como a Tecnisa e o Grupo Reserva já aceitam o bitcoin como moeda. Alguns hotéis e pousadas também passaram a fazer negócios com a moeda virtual.
Como funciona?
Cada bitcoin é basicamente um arquivo de computador que é armazenado em um aplicativo de ‘carteira digital’ em um smartphone ou computador. As pessoas podem enviar bitcoins (ou parte de um) para sua carteira digital, e você pode enviar bitcoins para outras pessoas. Cada transação é registrada em uma lista pública chamada blockchain.
Com isso, é possível rastrear a história dos bitcoins para impedir que as pessoas gastem moedas que não possuem, fazendo cópias ou desfazendo transações.
Novos bitcoins são gerados por um processo competitivo e descentralizado denominado “mineração”. Este processo envolve que os indivíduos sejam recompensados pela rede por seus serviços. Os mineiros de bitcoins estão processando transações e protegendo a rede usando hardware especializado e estão coletando novos bitcoins em troca.
Por que pessoas adquirem bitcoin?
Existem, basicamente, três maneiras de obter as bitcoins: comprando-as usando dinheiro real, vendendo bens e recebendo em bitcoins ou ainda criando-as no computador.
No caso de iniciantes, o ideal é adicionar uma conta bancária, cartão de débito ou cartão de crédito para fazer sua primeira compra de bitcoin na maioria das trocas. Adicionar uma conta bancária é recomendado para comprar grandes quantidades de bitcoin, pois as taxas de transferência tendem a ser mais baixas. Cartões de crédito e débito são recomendados apenas para compras menores, pois implicam em taxas mais altas.
Algumas pessoas gostam do fato de que o Bitcoin não é controlado pelo governo ou bancos. As pessoas também podem gastar seus bitcoins anonimamente. Embora todas as transações sejam registradas, ninguém saberia qual número de conta é o seu, a menos que você forneça essa informação.
Atualmente, a empresa pública MicroStrategy é a que detém mais bitcoins nos balanços, seguida pela Tesla, Galaxy Digital Holdings, Voyager Digital, Square e Marathon Digital Holdings. A MicroStrategy detém aproximadamente 105.085 bitcoins, no valor de US$ 3,6 bilhões com base no preço de 28 de junho de 2021.
É seguro comprar bitcoin?
Cada transação é registrada publicamente, por isso é muito difícil copiar bitcoins, fazer falsos ou gastar aqueles que você não possui.
Entretanto, é possível perder sua carteira bitcoin ou deletar seus bitcoins e perdê-los para sempre. Também ocorreram roubos de sites que permitem armazenar seus bitcoins remotamente.
O valor dos bitcoins aumentou e diminuiu muito ao longo dos anos, desde que foram criados em 2009 e algumas pessoas não acham que é seguro transformar seu dinheiro ‘real’ em bitcoin.
Continue acompanhando o nosso blog e as nossas redes sociais para saber mais sobre criptomoedas e outras tendências dentro do universo da tecnologia e das finanças.